Band é condenada a pagar multa após repórter humilhar acusado de estupro

Acusado de estupro

Depois de uma entrevista feita pela repórter Mirella Cunha com um acusado de roubo e estupro no programa "Brasil Urgente Bahia", em 2012, a Justiça decidiu que a TV Bandeirantes da Bahia deverá pagar multa de R$ 60 mil por dano moral coletivo por violação de direitos humanos.

Segundo o Bahia Notícias, a ação foi ajuizada pelo MPF-BA após a grande repercussão que teve a reportagem. Mirella humilha e acusa o homem de ser culpado do crime de estupro mesmo antes de um processo legal ser iniciado. Logo no começo do vídeo, a mulher chega a falar ao homem que ele "não estuprou mas queria estuprar". Em outro trecho, ela o ridiculariza quando ele confunde exame de corpo e delito com "exame de próstata". Mais tarde, naquela época, a TV Band chegou a emitir nota oficial se desculpando pela atitude da jornalista.

Veja o vídeo abaixo:

De acordo com decisão do juiz substituto Rodrigo Brito Pereira, da 11ª Vara Federal em Salvador: "A entrevista desbordou de ser um noticioso acerca de um possível estupro para um quadro trágico em que a ignorância do acusado passou a ser o principal alvo da repórter. Ao deixar de obter as notícias para ser a notícia a repórter Mirella Cunha em muito superou qualquer limite de ética e bom senso na atividade jornalística, essencial no Estado de Direito".

O juiz entende ainda que, ao repetir o termo “estuprador”, o âncora Uziel Bueno se afastou da finalidade informativa, realizando um linchamento moral na situação. Já as imagens de custodiados tiveram pedido de suspensão de veiculação negados.

Compartilhar no g+
    Blogger Comentários

0 comentários :

Postar um comentário